Pages

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

In certeza

Distraída demais pra ser cientista, decidi optar pela escrita. Eu a escolhi, acho. O que não significa que também fui escolhida por ela, a recíproca não é uma constante em minha vida. O meu problema talvez, e grande solução, seja a incerteza. Tudo pra mim é incerto. Tenho dois olhos, e parece que cada um deles, solitariamente, vê o mundo à sua maneira. Não sei se fui criada pra ver amplamente ou pontualmente, então fico no incerto. Meio vasto, meio nuclear. Vejo claro a liberdade, e também se ilumina a ideia de uma vida simples: marido no sofá, filhos correndo pela sala de jantar, e mulher preparando um agrado para todos na cozinha. Tem-se certamente uma beleza nisso sim, afinal, existe amor em tudo. O que não consegui explicar ainda foi essa minha devoção às coisas singelas, desfalecentes, fracas... Me emociono com velas acesas, luz do fim de tarde adentrando a janela do banheiro e gotas d’água se chocando contra a minha pele e ricocheteando em gotículas, quase virando vapor, formando um arco-íris no ar úmido, ah, esses momentos! Mas também tem as teias de aranha, as pétalas, os tecidos que se rasgam facilmente. Peles delicadas, pessoas frágeis. A fragilidade. Das pessoas, do tempo, das verdades, das certezas, do amor... Mas então o grande paradoxo reside nisso, nisso tudo e em mim, claro. Que vendo com dois olhos discordantes passei a ver meio torto. O que me amedronta nessas afirmações, teorias, decisões e escolhas, é isso. Passei quase 2 décadas tentando desconstruir todas as crenças que nos são legadas - a todos nós, não há como fugir - e então, tudo que menos quero agora, pode parecer lógico, é não construir mais nenhuma. Coisa que tenho pavor são dogmas. Mas aí está a dúvida que me atormenta: e alguém vive sem nenhuma certeza?

3 comentários:

  1. Genial, se escolhas nos fazem avançar, está no caminho certo, o que não significa que irá ficar feliz o resto de uma vida apenas com esta ou aquela certeza ou incerteza... o que importa mesmo é ir se edificando e se cobrando menos, viver um dia de cada vez e intensamente é uma escolha ou certeza mais feliz e saudável...

    ResponderExcluir
  2. O que seria de nós mortais se não fossem as incertezas? São elas que nos fazem crescer, evoluir, buscar nos provar e nos provocar todos dias desde que acordamos até quando estamos dormindo e sonhando! Amo você por ser este cais e este mar ao mesmo tempo. E que mar maravilhoso tem se mostrado! Desejo, do meu mais íntimo e profundo sentido da vida que você alcance um nível de compreensão de sua escrita que te possa ser o seu sustento pra vida e pra alma!

    ResponderExcluir